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Cegecon dá início a implantação de gestão de custos

Publicado em 03/05/2018

O Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon), organização social responsável pela gestão de quatro Itegos (Institutos Tecnológico de Goiás) e oito Cotecs (Colégios Tecnológicos) em todo o Estado, deu início a uma nova e importante etapa administrativa, com o início da implantação da gestão estratégica de custos. 

 “Entender a composição dos custos da organização é o primeiro passo para qualquer planejamento estratégico futuro, afinal não se gerencia o que não se mede”, destaca Lucio Jablonski Junior, Superintendente Administrativo e Financeiro do CEGECON. Desta maneira, a primeira providência para implantar o gerenciamento de custos foi a realização de um processo seletivo que analisou diversos currículos de candidatos interessados, visando a contratação de um profissional especialista na área, encarregado exclusivamente da execução deste trabalho, que é extremamente minucioso, completa o Superintendente.

“O processo consistiu em conhecer cada setor e sua forma de trabalho, visando obter informações importantes, gerando os dados que irão se traduzir em informações para a elaboração e gestão do custo e orçamento”, explica o analista de custos contratado, Daniel Fichman dos Santos.

Ainda segundo Daniel, na sequência foi realizada a engenharia econômico-financeira do banco de dados, bem como a elaboração de sua automatização, traduzindo os dados em informações gerenciais para a elaboração de plano de ação e para tomadas de decisões. “Esta segunda etapa consistiu em um trabalho concomitante, estando em continuidade, com toda a equipe do financeiro (compras, contratos, prestação de contas, gerência e superintendência administrativa financeira). Os dados são atualizados diariamente a partir das informações geradas pelo Financeiro no sistema de gestão”, detalha. Até então, o trabalho já durou um mês, mas ainda segue em processo de construção.

Plano de ação

O start efetivo no processo de implantação da gestão de custos se deu com a apresentação, na tarde de quinta-feira (26), de um balanço preliminar dos dados arrolados, em uma reunião com a participação do Superintendente Executivo, José Luiz Gasparini, com o Superintendente Administrativo e Financeiro, Lúcio Jablonski Junior, e as gerências Administrativa, Financeira, Pedagógica e Operacional da OS. Toda organização deve definir e estruturar um sistema de custeio adequado para que o processo de tomada de decisões seja eficaz. 

Ao longo dos próximos meses essas reuniões serão realizadas periodicamente. “O objetivo é analisar os custos do contrato de gestão do Cegecon com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED), comparando os custos reais com o orçamento até então previsto em contrato e avaliando as próprias metas inerentes a esta questão”, afirma Lúcio Jablonski Junior. 

Para José Luiz Gasparini, este é um “pontapé inicial” de uma ação que tem um propósito bem mais amplo. “É mais que um levantamento numérico. É uma forma de conhecer mais profundamente a realidade dos Itegos e Cotecs e aperfeiçoar o trabalho executado pelo CEGECON”.

(Texto: Marília Noleto)


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