Notícias e Comunicados

Harpista austríaca apresenta concerto e ministra masterclass no Basileu França

Publicado em 09/05/2018

A harpista austríaca Edith Gasteiger realizou um concerto didático e ministrou um masterclass de harpa para alunos de música, e também para a comunidade, na tarde desta terça-feira, 8 de maio, no Teatro Basileu França. 

Na abertura do evento, a diretora do Itego em Artes Basileu França, Lóide Magalhães, recepcionou a artista e agradeceu as parcerias de Ivana BonTempo, do Secretário de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Armando Santos, e da Embaixada da Áustria que possibilitaram a realização do evento. “Essas parcerias fazem com que a música tenha um alcance maior, pois a Escola de Música da Ivana Bontempo é uma parceria nossa de longa data”, lembra a diretora do Basileu França. 

“Com a ajuda dessas pessoas foi possível trazer a harpista Edith para se apresentar no Basileu França. É uma honra enorme ter aqui na nossa escola uma artista de renome e desta envergadura. Além de tocar músicas incríveis, ela ainda ministrou um masterclass, onde os alunos puderam aprender muito com ela e aperfeiçoar seus conhecimentos”, enfatizou Lóide.

Antes de iniciar o concerto Edith afinou a harpa e foi apresentada à também harpista, Aline Araújo, aluna de harpa clássica do Itego em Artes Basileu França, que acompanhou a apresentação no palco. 

“Eu toco harpa desde que era criança e gosto demais de música. Foi uma experiência incrível me apresentar no Basileu França para crianças, jovens e adultos. É gratificante para mim transmitir meu conhecimento como harpista para ensinar crianças e jovens, com o objetivo de incentivá-los a terem um futuro melhor e a se tornarem artistas também. Muito obrigada pela recepção e pelo carinho de todos vocês!”, agradeceu Edith Gasteiger. 

O Secretário de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Armando Santos, afirma que é com imensa alegria que o Estado de Goiás recebeu as apresentações de uma das harpistas mais condecoradas do mundo. “Foi uma grande oportunidade intermediar esse encontro junto à Embaixada da Áustria. Fomos até a Embaixada da Áustria acompanhando a Ivana BonTempo, que fará uma apresentação neste País em julho deste ano. Aproveitando a oportunidade da vinda da harpista Edith Gasteiger ao Brasil para tocar em diversos eventos, como o Rio Harp Festival, tivemos a oportunidade de trazê-la para se apresentar em Goiás. Foi uma alegria para todos que tiveram o prazer de assistir à apresentação dela aqui no Basileu França”, destacou. 

Ao final da apresentação, Edith Gasteiger foi presenteada com obras de arte e produtos confeccionados por alunos do Basileu França. 

Sobre a artista 

Edith nasceu e reside atualmente em Kitzbühel, em Tirol, na Áustria. Estudou na Universidade de Música e Artes Cênicas Mozarteum Salzburg e teve aulas com Marianne Oberascher, Edward Witsenburg, Nicoleta Alberti, Margret Köll, entre outros. Especializou-se em solo, música de câmara e música antiga, contribuindo para conjuntos com foco na World Music. Edith Gasteiger também participou como representante da Áustria no Rio Harp Festival, em 2017 e 2018.

Texto: Ellen Ribeiro

Fotos: Mariele Fernandes


Confira a galeria de fotos: