Notícias e Comunicados

Coletivo Basileu apresenta espetáculo "Ânima E Ânimo"

Publicado em 10/05/2018

O Coletivo Basileu Cordas Friccionadas e Coletivo Basileu All Star apresentam o espetáculo Ânima e Ânimo- Ternura e Vigor, através de músicas e poemas, no dia 17 de maio, às 20 horas, no Teatro Basileu França (Av. Universitária, No 1750, Setor Leste Universitário). O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. 

O espetáculo poético-musical tem como diretores os professores, Marcos Rossetti e Luís Guilherme, e promete agitar o palco do Basileu França, abordando temáticas que provocam à reflexão. 

Rossetti esclarece que o principal objetivo do evento é desenvolver uma linguagem musical atual, através da junção de outras áreas artísticas como música, teatro, circo, cenografia, iluminação e outras. “Queremos inovar na apresentação desse espetáculo trazendo uma linguagem nova e buscando o equilíbrio entre a alma e o corpo, o masculino e o feminino, a ternura e o vigor. Por isso, a palhaçaria do espetáculo traz questões ligadas aos maias, fazendo uma alusão à dualidade morte e vida”, explica o diretor musical. 

A liturgia da estrutura do espetáculo contém poemas mesclados às músicas. A abertura começa entremeada inicialmente pelos harmônicos nas cordas, depois também pelos rítmicos, juntamente com o poema “Palhaço morte/vida”; na sequência, o grupo apresenta Oferenda Musical de Bach, mesclado ao poema “Ricardo ou Deborita”, com um repertório de Tuyo Rodrigo Amarante e a poesia “Deborita”. Depois será a vez de Fuga, de João Fernandes, aliada ao poema “Anne Brecht”. O repertório destaca ainda “O Dia em que o Morro descer e não for carnaval”, encerrando com harmônicos versus desarmônicos e as últimas apresentações da composição “Palhaço morte/vida”. 

Finalizando o espetáculo com os recitais Largo CVTell (Texto de intermezzo Eclesiastes 3:1-6), Alegro CVTell (Eclesiastes 1: 4-5), Andante CVTell (Eclesiastes 7:2-4), Presto CVTell mesclado à parte final do “Palhaço morte/vida” e Bis da Oferenda de Bach.

Texto: Ellen Ribeiro

Arte Gráfica: Matheus Lima