Notícias e Comunicados

Alunos de Artes Visuais do Basileu França participam do Goiânia Art Déco Festival nesta semana

Publicado em 15/05/2018

Alunos do FIC Infanto Juvenil e Adulto e do Curso Técnico de Produção Artística, Desenho e Pintura das Artes Visuais do Itego em Artes Basileu França, juntamente com professores da área, vão participar do Goiânia Art Déco Festival, nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Vila Cultural Cora Coralina, no centro da capital goiana.

Considerada uma das cidades de referência da Art Déco no mundo, Goiânia vai sediar o evento de 18 a 26 de maio, na Vila Cultural Cora Coralina, no Instituto Lato Sensus e no Instituto Federal de Goiás (IFG). Na programação haverá exposições, mostra documental, palestras, oficinas e música.

Na abertura oficial do evento, no dia 18 de maio, a partir das 9 horas da manhã, os alunos do FIC Infanto Juvenil e Adulto e, também, do Curso Técnico de Produção Artística, Desenho e Pintura, juntamente com professores das Artes Visuais vão realizar a Exposição “Identidade e Memória- Arte Déco”, no Salão Principal, através da instalação de pinturas e esculturas. 

“Vamos colocar ali pinturas, vitrais, cerâmicas e esculturas. Cada aluno vai desempenhar uma parte. Os estudantes do FIC vão fazer uma produção no chão da galeria onde ficarão expostos os trabalhos, além de confeccionar vitrais retratando o Palácio das Esmeraldas e fazer uma produção em cerâmica e escultura, com foco em Art Déco, do patrimônio histórico de Goiânia”, salienta a Coordenadora de Artes Visuais do Basileu França, Fernanda Porto.

Fernanda explica que os professores Lilliam Rocha e Alexandre Liah, juntamente com os alunos dos cursos técnicos de artes visuais, vão elaborar painéis retratando a Art Déco da capital goiana. “Essa exposição será interessante porque nas paredes estarão em foco os 22 prédios e monumentos públicos goianienses tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é levar as pessoas à reflexão quanto à importância desses monumentos na história de Goiânia, que é considerada a cidade com maior acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco do País”, enfatiza.

Ainda na abertura do evento, a contadora de histórias e professora de teatro do Basileu França, Joana Dark Leite, vai encenar a história “Goiânia é a Capital Art Déco do Brasil”, no Salão Principal, com o objetivo de mostrar que Goiânia é considerada a cidade com maior acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco do País. 

Os alunos e professores ainda vão participar de uma Feira de Artes, Design e Antiguidades, de 18 a 20 de maio, das 9 às 18 horas, no Salão Nobre. As Artes Visuais do Basileu França vão montar um stand no local, onde estarão disponíveis para vendas produtos feitos pelos alunos e professores, como objetos de artesanato, porcelanas, cerâmicas, papel artesanal, vidro fusão, bijuterias Art Déco, pinturas, desenhos, mosaicos, souvenir, entre outros ícones ligados à Art Déco.

Texto: Ellen Ribeiro