Notícias e Comunicados

Coro Goiano faz concerto com música brasileira na ONU

Publicado em 25/06/2018

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás se apresentou na última terça (19/6), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, Suíça. Sob regência do maestro Weber Assis, o grupo de 47 cantores, pianista e percussionista interpretou canções brasileiras de compositores como: Villa-Lobos, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, entre outros. O concerto marcou também a abertura da exposição “Marias”, da artista plástica brasileira Leca Araújo, residente na Suíça.

Além de representantes de várias partes do mundo, o evento contou com o diretor geral do Office da ONU em Genebra, Michael Moeller, e com a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, representante permanente alterna do Brasil junto às Nações Unidas. Ambos receberam livros sobre as potencialidades do estado de Goiás nos diversos segmentos. Em seu discurso a embaixadora destacou a presença do Coro no evento e a turnê que o grupo faz pela Suíça, promovendo a cultura brasileira.

No mesmo dia, um pouco antes do concerto na ONU, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás se apresentou no Consulado do Brasil em Genebra, durante homenagem de entrega da insígnia da Ordem de Rio Branco à Presidente da Associação Raízes, Magnólia Vigny. O grupo foi convidado para se apresentar na cerimônia pela Cônsul Geral do Brasil em Genebra, Susan Klebank, e interpretou músicas brasileiras num clima festivo. A Associação Raízes foi fundada em 1996 e oferece aulas de Português para crianças de origem brasileira, além de promover eventos culturais que divulgam a arte do Brasil na Europa.

Para o maestro Eliseu Ferreira, chefe da turnê e diretor da Rede de Orquestras de Goiás, foi um momento histórico para Goiás. “Tivemos a oportunidade de mostrar o talento dos jovens músicos goianos e divulgar as potencialidades do Estado em ambientes como o Consulado do Brasil e Organização das Nações Unidas”. Segundo Eliseu Ferreira, tanto europeus quanto brasileiros residentes na Europa se mostram impressionados quando tomam conhecimento do trabalho feito pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), no Itego em Artes Basileu França. “Acima de tudo, divulgamos um projeto educacional de grande sucesso em Goiás”, diz o maestro. O Basileu França atende mais de 5 mil alunos com aulas gratuitas nas áreas de música, dança, teatro, artes visuais e circo, tendo formado diversos artistas nessas áreas que hoje estão atuando profissionalmente em várias partes do mundo.

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás terá outros concertos na Suíça em uma turnê que acontece até sábado. Nesta sexta (22/6), o grupo representa o Brasil na importante Feira Multicultural da cidade de Vevey, próxima a Montreux, onde acontece um festival de jazz conhecido no mundo todo. Os concertos na Suíça estão sendo realizados a convite da Associação Raízes e do Itamaraty, com apoio do Governo de Goiás. O Coro é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio do Itego em Artes Basileu França.

Texto e Foto: Reny Cruvinel