Notícias e Comunicados

Itumbiara recebe concerto gratuito da Banda Sinfônica Jovem de Goiás na quinta-feira

Publicado em 25/06/2018

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás fará nesta quinta (28/6), às 20h, no Teatro Maria Pires Perillo, em Itumbiara, o terceiro concerto da turnê que está realizando em cinco cidades goianas com patrocínio do Fundo Estadual de Arte e Cultura. O concerto, com entrada gratuita, traz no programa temas de filmes, como: Star Wars, Piratas do Caribe e Superman, músicas de Michael Jackson, Bruno Mars, Beatles, Roupa Nova e arranjos especiais de Feira de Mangaio, música de Sivuca e Glória Gadelha, e do Adágio para Concerto de Violão de Aranjuez. A regência do concerto está a cargo do maestro Rogério Rosembergue.

A adaptação do Adágio para Concerto de Violão de Aranjuez terá como solista Vinícius Cortes do Nascimento. Ele interpreta o concerto no trompete. Já Feira de Mangaio será interpretado por um trio de trompas. O arranjo foi escrito por Luís Miguel Borges e Rainny Hardi, professores do Itego em Artes Basileu França.

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás iniciou sua turnê em Goiânia e, em seguida, se apresentou em Anápolis. Depois do concerto de Itumbiara, a turnê terá apresentações em Inhumas, dia 29/08, quarta-feira, 20h, no Auditório Renato Balestra; e o encerramento em Palmeiras de Goiás, dia 13/09, no Centro de Convenções Erisval Gomes Siqueira. Todos os concertos são gratuitos, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Segundo o maestro Rogério Rosembergue, a turnê criou uma grande expectativa nos músicos e nas pessoas das cidades que estão sendo contempladas. Isso porque a formação de banda sinfônica é uma novidade para muitos que ainda não puderam conhecer a sonoridade deste estilo de grupo. “Levar a Banda Sinfônica Jovem de Goiás para cidades do interior é uma grande oportunidade e um desafio maravilhoso”, diz Rosembergue.

Origens

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás tem suas origens em 2009, sob regência do maestro Reginaldo Sebastião da Silva, quando participou do concurso nacional de bandas marciais de São Sebastião (SP), conquistando primeiro e segundo lugares em dois anos seguidos. Com o passar do tempo viu-se a necessidade de aumentar as possibilidades musicais e também oferecer, para alunos do Itego em Artes Basileu França, a possibilidade de se tocar em um grupo sinfônico. Em 2013, foi criada a Banda Sinfônica Jovem de Goiás. Atualmente sob regência do maestro Rogério Rosembergue, o grupo tem realizado concertos em teatros e outros espaços de Goiânia e região, além de participação em eventos especiais como o Pop Hits, no Teatro Basileu França, e o Terça no Teatro, promovido pelo Teatro Sesi de Goiânia. A Banda é ligada à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e à Secretaria de Desenvolvimento por meio do Itego em Artes Basileu França.

SERVIÇO

Concerto: Banda Sinfônica Jovem de Goiás

Data: quinta-feira (28/6)

Horário: 20h

Local: Teatro Maria Pires Perillo - Itumbiara

Entrada gratuita

Foto: Mariele Fernandes