Notícias e Comunicados

Alunos do curso técnico de Teatro apresentam TCC do espetáculo Gota D'Água

Publicado em 03/07/2018

Alunos do Curso Técnico em Arte Dramática do Itego em Artes Basileu França passaram pela Banca Examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do espetáculo Gota D´Água, na tarde desta quinta-feira, 28 de junho, na sala 3T de teatro.

Participaram da Banca Examinadora do TCC o Coordenador da área de Teatro do Basileu França, Elcivan Luciano de Lima, o professor orientador do TCC, Davidson Martins, e os professores convidados Luciano di Freitas, Ronei Vieira e Lina Reston.

Os alunos participantes do TCC e da produção do espetáculo Gota D´Água foram Bárbara de Barros, Camila Santos, Ingrid Nascimento, Janete Leite, José Danilo Santos, Lucas Bezerra, Lucyana Fagundes, Marco Aurélio Cardoso, Maria Guilhermina Pinheiro, Marina Braz, Murilo Pereira, Renata Queiroz, Rômulo Santana, Suelen Vieira e Wanessa Souza.

O professor-orientador do TCC, Davidson Martins, esclarece que “a orientação do trabalho tomou por base processos colaborativos em arte onde ideias, conceitos e possibilidades são levadas à cena a cada ensaio. Desta forma, mesclamos desejos, olhares e dúvidas que somente o fazer teatral pode solucionar”, enfatiza.

A aluna do Curso Técnico em Arte Dramática, Bárbara de Barros, explica que o grupo optou por um texto extremamente forte, longo e cheio de signos, com o objetivo de transmitir toda a crítica nele presente para o público. “Utilizamos os ensinamentos de grandes professores que foram verdadeiros mestres na arte de nos tornar atores. Passar pela produção de um espetáculo ao final do curso, além de nos trazer mais conhecimento, nos traz uma enorme experiência e a visão do que vamos lidar a partir de agora. Foi a junção de tudo que aprendemos nestes anos de formação para a elaboração de um produto final: um espetáculo. Levamos ao público o resultado do nosso esforço, dedicação e estudos. Somos, finalmente, atores”, celebra a jovem.

Davidson explica que os alunos escolheram trabalhar este tema porque viram nesta história,baseada no mito de medeia, um desafio que ia além de uma tragédia urbana pessoal. O processo criativo da montagem, inspirado na obra de Chico Buarque e Paulo Pontes, apresenta situações que perturbam as personagens do drama, mas que são peculiares a muitos cotidianos contemporâneos. A ideia é levar o espectador a refletir sobre qual seria a Gota D´Água diária de cada pessoa.

Texto: Ellen Ribeiro

Fotos: Kely Carvalho