Notícias e Comunicados

Itego em Artes Basileu França recebe computadores de alta performance para edição de vídeo

Publicado em 09/07/2018

Instituição que é uma das maiores referências de ensino e produção artística no Estado de Goiás, o Instituto Tecnológico de Goiás – Artes Basileu França é dono de um acervo riquíssimo em imagens registradas durante as atividades e, principalmente, nos espetáculos produzidos por alunos, professores e colaboradores da unidade nas áreas em que atua: Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro. Mas muito do que era produzido estava parado por falta de computadores mais adequados para os trabalhos de edição de imagens e produção de vídeo.

Na última quinta-feira (05), a equipe de Tecnologia da Informação do Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon) providenciou a instalação dos três novos computadores com resolução para alta performance que chegaram à unidade e que serão exclusivamente usados pela equipe de produção cultural para estes fins. 

São três computadores com processadores Intel Core I7 com memória total de 2 Tera no HD e Memória RAM de 16 Gigabytes, o que lhe confere bastante rapidez nos comandos. As máquinas também dispõem de monitor de LED de 23 polegadas e gravadores de DVD Sata. Todos equipados com Windows 10 Pro, pacote Office 2016 e Adobe Premiere PRO CC.

De acordo com a diretora do Itego em Artes Basileu França, Lóide Magalhães, o trabalho da área audiovisual da unidade esbarrava na defasagem dos computadores de que dispunham até então. “As máquinas que estavam aqui eram muito antigas e, por isso, o trabalho era feito de forma amadora. Na maioria das vezes, a equipe tinha que levar o material para casa e trabalhar em suas próprias máquinas”, relata.

Lóide Magalhães avalia que os novos equipamentos irão facilitar bastante o trabalho dos designers e dos editores de vídeo. “Há muito tempo vínhamos pleiteando essas máquinas. O Cegecon entendeu a nossa necessidade, enquanto escola técnica de Artes, de termos computadores mais atualizados e com essa resolução. Não apenas para editar, mas para não perdermos os produtos que são feitos aqui no Basileu França”.

Arquivo de Artes

A diretora frisa que a biblioteca do Itego Basileu França é a melhor no Centro-Oeste no que se refere a acervo de Artes. “Nem a UFG, nem o IF dispõe de um acervo como o nosso. Por isso é nosso objetivo disponibilizar, além dos livros, os vídeos também. Acima de tudo, somos uma escola de produção cênica e precisamos disponibilizar esse material para pesquisa”, explica.

Lóide também adianta que, com maior agilidade na produção dos vídeos, a intenção é exibir essas imagens nas dependências do Basileu França. “Queremos colocar um telão aqui na entrada para que os vídeos possam ser vistos pelos alunos e todos que aqui adentram”, planeja.

Cegecon

O Cegecon, Centro de Gestão em Educação Continuada, atua há 13 anos no fomento à cultura e à educação em Goiás. Fundada em 27 de março de 2005, é uma organização social, sem fins lucrativos, qualificada por decreto do governo do Estado de Goiás para as atividades de educação profissional e tecnológica e desenvolvimento tecnológico. O principal objetivo é promover a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento institucional, com foco na formação do cidadão pleno e na geração de emprego e renda.

(Texto: Marília Noleto)