Notícias e Comunicados

XIII Festival Gastronômico

Publicado em 05/09/2018

 Circuito Gastronômico Goiás 2018 tem início nesta quinta-feira (19) com a realização do 1º Festival Gastronômico Jaraguá. Criado em 2014 para unir e apoiar as festas da cozinha goiana, ao longo desses anos o Circuito proporcionou o nascimento de deliciosos pratos, juntando nomes consagrados da culinária brasileira e internacional aos cozinheiros goianos.

E, totalmente consolidado, está crescendo! Daqui até o final do ano, serão nove festivais. Três novas cidades passam a fazer parte do Circuito: Cavalcante, compondo o roteiro gastronômico da Chapada dos Veadeiros, além de Corumbá de Goiás e Jaraguá, compondo o roteiro gastronômico da Região do Ouro. As caçulinhas se juntam a Alto Paraíso de Goiás, Caldas Novas, cidade de Goiás, São Miguel do Araguaia, Pirenópolis e Goiânia na tarefa de valorizar os ingredientes e os talentos culinários locais.

Em cada cidade é construída, especialmente para a festa, uma Vila Gastronômica, onde acontecem as oficinas; a Cozinha Show, em que os chefs fazem a demonstração dos pratos; e onde fica o palco das atrações musicais que dão um toque animado aos festivais. A festa em Jaraguá vai ser na Praça da Igreja do Rosário, um espaço amplo, ao pé da Serra, que traduz o bucolismo, história, cultura, e a natureza exuberante da cidade no Vale do São Patrício.

A abertura das atrações é com o Coral da Cidade, às 18h30 da quinta-feira, 19. A primeira aula-show é com o chef local Raphael Fonseca, às 19h45. Animam a festa a Banda Santa Cecília, Débora di Sá, Banda Vértize e DJ Mucio. Na sexta-feira,os chefs Mirian Kelly, Tati Mendes, Will Carvalho e Rafael Barros mostram sua arte a partir das 14h30. André Molls, Fernanda Guedes e Cristina Guedes, além do DJ Mucio, se apresentam para alegrar o público do festival. No sábado, dia 21, também a partir das 14h30, os chefs Soraya Bastos, Floriana Kolling, Humberto Marra, Luhen Aquino e Carlos Tossi vão ensinar o preparo dos pratos. Marcus Biancardini e Claudia Vieira são os artistas convidados da noite. Também no sábado, uma novidade: a mini cozinha do Enchefs vai ser inaugurada em Jaraguá, sob a curadoria da chef Mariana Rodrigues. A ideia é levar a experiência culinária até as crianças, em aulas planejadas, em que a chef Bia Borges as ensina a pôr a mão na massa e a se divertir cozinhando.