Notícias e Comunicados

Cléa Costa doa obra de arte para Basileu França

Publicado em 26/12/2017

A artista plástica goiana Cléa Costa doou uma obra de arte de sua autoria para o Itego em Artes Basileu França, nesta quinta-feira, 21 de dezembro, no hall interno de entrada do Teatro Basileu França. Na sequência da programação, os alunos formandos dos cursos técnicos 2017 colaram grau e encerraram as atividades do ano letivo.

A obra doada foi produzida pela própria artista no ano de 2007 e tem um valor estimado de 9.900 reais. Trata-se de uma escultura em ferro, pintura em hamerite cinza asfalto. As dimensões da mesma medem 1,50 m de altura X 1,05 m de largura e 0,37 cm de profundidade. A obra também possui um pedestal preto de ferro, fixo na escultura, medindo 2,10 m de altura.

Cléa salientou que é muito gratificante fazer essa doação para o Basileu França, uma escola onde ela já trabalhou como professora de artes. “Tenho uma relação muito forte com a educação. Para mim é um prazer doar e ter essas obras de arte minhas espalhadas pelas escolas onde já fui professora. As artes, em todas as suas linguagens, são uma necessidade da alma e enobrecem o ser humano”, destaca a artista plástica.

Na oportunidade, a diretora do Itego em Artes Basileu França, Lóide Magalhães, elogiou a atitude da artista. “Quando uma artista como a Cléa Costa vem a uma escola de formação como o Basileu França, traz e expõe sua obra, ela está dando exemplo para os nossos alunos, compartilhando experiências e mostrando para os estudantes a dinâmica do mercado de trabalho, permitindo assim, que eles vislumbrem um futuro profissional. Essa interação entre o artista já formado e o artista em formação é muito importante para que os alunos tenham referências, criando um ambiente favorável no desenvolvimento das artes e da cultura”, enfatiza Lóide.

Sobre a artista

Cléa Costa Vieira nasceu em 1946, em Goiânia. Ela é gravadora, pintora, desenhista e professora. É graduada em artes visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1967, onde estudou com o pintor Cleber Gouvêa. Licenciou-se em desenho, em 1973, ano em que ganhou o prêmio de desenho no 1º Concurso de Artes Plásticas de Goiânia. Atuou como professora da cadeira de desenho, gravura e pintura, desde 1976, no Instituto de Artes da UFG. Em 2001, ministrou curso de desenho e pintura, na Fundação Jaime Câmara. Ela também foi professora de artes da Escola de Artes Veiga Valle (atual Itego em Artes Basileu França).

Texto: Ellen Ribeiro

Fotos: Mariele Fernandes