Notícias e Comunicados

SED lança editais para inscrição a 230 bolsas artísticas do Basileu França

Publicado em 02/03/2018

Os editais para inscrição ao Programa Bolsa-Artista foram lançados nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, e vão contemplar as áreas de música, teatro, artes visuais, circo e dança do Itego em Artes Basileu França. No total serão 230 bolsas- 100 bolsas mensais no valor de R$ 600,00 e mais 130 no valor de R$ 800,00. 

As inscrições já podem ser feitas, de 27 de fevereiro a 7 de março, exceto para a área de música que vão até dia 9 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e no sábado, das 8 às 11 horas, na Secretaria do Itego em Artes Basileu França (Av. Universitária, No 1750, Setor Universitário). 

A concessão da bolsa será precedida de inscrição, seguida de entrevista e audição. Os requisitos necessários para se inscrever são: ter idade entre dez e 35 anos de idade, salvo quando for portador de necessidade especial, cantor ou monitor das áreas artísticas oferecidas; comprovar vínculo com a formação artística profissional, por meio de declaração fornecida por qualquer instituição de ensino reconhecida ou carta de recomendação de professor renomado na sua área de atuação.

Para a área de Música são oferecidas 127 bolsas distribuídas entre a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (85), Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira (15), Coro Sinfônico Jovem de Goiás (12), Banda Sinfônica Jovem de Goiás (10) e Big Band Basileu França (5). 

Para o Corpo Cênico Basileu França (área de teatro) são oferecidas 20 vagas: 15 vagas para os alunos devidamente matriculados na Formação Continuada em Teatro e no Curso Técnico em Arte Dramática; 5 vagas para as demais áreas do Itego em Artes Basileu França: Música, Dança, Circo, Artes Visuais e Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica.

Na área de Artes Visuais são 5 vagas e podem se inscrever artistas plásticos (oficineiros na área de artes visuais e ceramistas) e artesãos. Acrescenta-se alguns requisitos para concorrer nesta área: ter idade mínima entre 18 e 35 anos; estar cursando ou ter concluído cursos de Formação Inicial e Continuada na área de Artes Visuais, Curso Técnico-Habilitação em Desenho ou Pintura, Graduação em Artes Visuais ou áreas afins. Cada proponente poderá inscrever em até três projetos, desde que seja um para cada modalidade. 

Já para a área de Circo são oferecidas 5 bolsas nas modalidades de multi artista, acrobata aéreo, malabarista e acrobata de solo. Os interessados em concorrer às bolsas do Corpo Circense Basileu França poderão se inscrever em até duas das categorias, mas poderão ser contemplados em apenas uma.

Na área de Dança são 30 vagas e os interessados poderão se inscrever para os seguintes grupos: Balé do Teatro-Escola Basileu França (15 vagas), cujos requisitos são ter no mínimo 4 anos de estudo em Ballet Clássico comprovados e possuir idade entre 12 e 28 anos. Para se inscrever na Cia de Dança Basileu França (15 vagas) é necessário ter no mínimo 4 anos de estudo em Dança Contemporânea comprovados e idade entre 16 e 28 anos. 

Mais informações podem ser conferidas nos editais completos disponíveis em: http://www.sed.go.gov.br/…/227…/bolsa-artista---editais-2018

Texto: Ellen Ribeiro

Foto: divulgação